4P´s da Gestão da Inovação

INDICADO PARA negócios de todos os portes, mas esta ferramenta foi desenvolvida considerando pequenas e médias empresas.

SERVE PARA o empreendedor organizar a capacidade de inovação de sua empresa para torná-la mais competitiva de forma contínua.

É ÚTIL PORQUE oferece uma visão abrangente sobre como a inovação pode ser gerida em organizações de menor porte.

SOBRE A FERRAMENTA: A abordagem dos 4Ps já foi muito bem-sucedida no planejamento de marketing e basicamente consiste em quatro áreas de decisões (produto, praça, preço e promoções) que o gestor pode tomar com o intuito de fortalecer as vendas de sua empresa. Os 4Ps da inovação seguem a mesma lógica e consistem em quatro áreas de decisões (propósito, processos, pessoas e políticas) que o empreendedor precisa considerar para fortalecer e/ou consolidar a capacidade de inovação de seu negócio.

Como usar: Para que isso ocorra, é preciso considerar as seguintes sugestões para cada um dos 4Ps da Gestão da Inovação:

1) Propósito de inovar: A primeira reflexão diz respeito ao propósito da inovação para o seu negócio.

2) Processos para inovar: Depois que a empresa esclarecer que definição de inovação irá empregar, seu alinhamento com a estratégia e as metas, deve definir os processos para começar a transformar novas ideias em fontes de lucro.

3) Pessoas para inovar: Para que os processos de inovação funcionem, tenha em sua empresa pessoas que se encaixem em duas categorias: empreendedoras (as que percebem oportunidades e têm perseverança até conseguirem a implementação) e as gestoras (são flexíveis, mas orientadas para transformar conceitos intangíveis em resultados mensuráveis).

4) Políticas para inovar: De nada adianta a empresa saber definir o que é inovação e como ela contribui para o resultado do negócio, definir os processos e ter as pessoas certas para inovar se não criar condições para que a inovação realmente aconteça. Para que isso ocorra, defina políticas de gestão.

A figura a seguir, destaca o formulário de autodiagnóstico para que possa atuar nesse processo.

formulario.JPG

Utilize o formulário para ter uma base de conhecimento, e a partir daí uma melhor organização sobre o conceito de inovação, processos, política, pessoas e o propósito.

Baixe o artigo completo clicando aqui: ME_4Ps-Gestao-Inovacao

Fonte: http://cms-empreenda.s3.amazonaws.com Acesso em: 15/03/2017

 

Anúncios

Um comentário sobre “4P´s da Gestão da Inovação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s