Por quanto tempo preciso guardar os exames de pacientes?

As clínicas e hospitais estão cada vez mais preocupadas com o bem-estar dos pacientes. Entre os serviços prestados, estão o armazenamento de exames não-retirados. Se sua instituição utilizar sistemas digitais, essa medida não causa tantos problemas. Contudo, se o armazenamento for físico, os exames impressos podem ocupar um espaço considerável nas recepções. Mas afinal, quanto tempo é preciso guardar os exames de pacientes?

De acordo o Conselho Federal de Medicina (CFM), os exames, que incluem imagens e laudos, fazem parte do prontuário médico do paciente. Esse prontuário médico deve ser mantido na instituição por, no mínimo, 20 anos, conforme diz a Resolução CFM nº 1.821/2007, no caso de documentos impressos em papel. Para os prontuários digitalizados ou microfilmados, esse armazenamento deve ser permanente.

Vale lembrar que o dever de guardar os exames de pacientes termina a partir do momento que o exame é retirado, mas é obrigatório que fique arquivado uma via do laudo emitido. Também é fundamental que a instituição guarde o comprovante de entrega pelo mesmo tempo que deveria armazenar o prontuário, para evitar complicações futuras.

Existem hospitais ainda que terceirizam o serviço de diagnóstico por imagem com clínicas e laboratórios. Nesses casos, se esta empresa detém autonomia administrativa, com os laudos dos exames sendo emitidos em seu nome, a responsabilidade de guarda do material de arquivo é dessa empresa. Ou seja, se acontecer o rompimento do contrato do serviço prestado, o material deverá ser armazenado pela clínica ou pelo laboratório, e não pelo hospital. Os pacientes que forem retirar exames após a encerramento do contrato, devem se dirigir à empresa que prestava o serviço.

Leia mais em: http://pixeon.com.br/    Por Alice Schmitt  Acesso em: 03/03/2017 20:00hs

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s